quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PODE CHORAR!
(*) Katia Horpaczky

Sim, o choro pode fazer muito bem.

choro faz com que se liberem dois tipos de hormônios que funcionam como anestésicos naturais e têm a capacidade de aliviar a dor. As lágrimas também nos ajudam a eliminar as toxinas que vão se acumulando no organismo por causa do estresse.
Por muitos anos pensava-se que as lágrimas eram o principal sinal de fraqueza de uma pessoa, pois o fato de chorar demostrava uma personalidade imatura; inclusive, pensava-se que as pessoas choravam porque não sabiam assumir suas faltas e pretendiam inspirar um pouco de compaixão.

Quando estamos tristes – e o expressamos com lágrimas -, automaticamente o corpo libera substâncias que fazem o papel de um calmante natural, o qual ajuda com que a dor não seja tão forte como parece. Desta maneira, as lágrimas fazem com que se liberem duas classes de hormônios, chamados de opiáceos e oxitocina, os quais tem a capacidade de fazer com que a dor não seja tão forte. Neste caso funcionam como anestesias naturais, que nos fornece tranquilidade e, de certo modo, um pouco de relaxamento.

Quando choramos, eliminam-se grandes quantidades de manganês, o que ajuda a acalma o mau-gênio, uma vez que os altos níveis de manganês dentro do organismo fazem com que os estados de profunda fadiga, irritabilidade, depressão, ansiedade e outros distúrbios que podem afetar gravemente a saúde emocional de qualquer pessoa, estabilizem-se.

Depois de conhecer os benefícios que traz o choro para a saúde emocional, é importante destacar que não temos que conter as lágrimas, já que se geram um mau a todo o organismo e ao nosso psiquismo, uma vez que não se liberam essas angústias e emoções negativas, o que, a longo prazo, causará algo muito pior.
Lembre-se que não temos que sentir temor, nem vergonha de expressar os sentimentos quando se tem vontade de chorar. Temos que deixar escapar essas lágrimas!
Então chore, desabafe, coloca pra fora, com certeza você vai se sentir melhor, e terá mais clareza e condição de enfrentar a situação que te levou a chorar.
(*) Psicóloga Clínica, Casal e Família
5573-6979 – 99234-2058



Nenhum comentário:

Postar um comentário