segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O PRAZER DE CRESCER!



Quem tem um porquê enfrenta qualquer como.
Viktor Frankl

Katia Horpaczky

O problema é que a maioria das pessoas confunde informação com conhecimento. Vamos entender melhor essa questão. Informação é o universo de dados processados, organizados e conhecidos sobre algo ou alguém. Já o conhecimento depende da capacidade de escolher, dentro desse universo de informações, aquelas nas quais você tem real interesse pessoal ou profissional, para compreendê-las e incorporá-las a sua vida.
Para essas pessoas eu sempre digo: fuja da síndrome das 9 ás 18 h.

As pessoas de sucesso são aquelas que buscam se desenvolver na vida e investir na carreira além do horário comercial. Faça cursos á noite e nos finais de semana; ai você terá a  oportunidade  de desenvolver novos conhecimentos e se destacar.

Aja como o taxista que sai de casa todos os dias para trabalhar e não voltar até  ganhar o valor da diária do carro, da gasolina e do lucro dele. Coloque na cabeça o que você quer aprender e vá atrás; não volte para casa sem isso.

A segunda é: você precisa administrar a ansiedade.
Como a sede de aprender e a quantidade de informações disponíveis, se você não administrar a ansiedade, se quiser ler e saber sobre tudo, ficará bem difícil crescer na vida. Não é possível incorporar á sua vida profissional e pessoal tudo o que temos hoje disponível de informação no mundo - não é possível para você nem para ninguém. Uma pequena dose de ansiedade faz bem. A ansiedade é um estado emocional do ser humano, assim como a raiva, a paixão, a alegria. Nós precisamos de uma dose de ansiedade, sim. Ela nos move nos mantém vivos, faz as coisas acontecerem. Isso significa que uma dose de ansiedade faz bem para todos nós.

O segredo está em ter foco e fazer as escolhas certas. Dessa forma, esse conhecimento especifico e necessário a seus objetivos servirá como uma mola propulsora para seu crescimento.
O conhecimento precisa ser cultivado, sem dúvida, porque é fundamental para a realização de qualquer missão. Mas em meio a tanta informação, é preciso priorizar aquilo que faz sentido para o caminho que você decidiu trilhar.

Há quem simplesmente se recuse a pensar na própria morte, mas, ás vezes, colocar a morte em perspectiva nos ajuda a valorizar mais a vida.
Você, com certeza, faria muita coisa de modo absolutamente diferente se soubesse que amanhã já não estaria aqui. Então não perca a chance de fazer diferente enquanto você está aqui. Pense quais as impressões e os sentimentos que deixaria depois que morresse e avalie se eles condizem com o que você gostaria no fundo de sua alma.

O que gostaria que falassem de mim no meu velório?

Como eu gostaria de ser lembrado após minha morte?

De que irei me orgulhar muito?

Que contribuição deixo para a humanidade nesta minha passagem pelo mundo?

Refletindo sobre as provocações acima, você terá muito mais elementos para elaborar seus objetivos de vida, pois saberá em que esfera está deixando de agir como gostaria ou como deveria. Com essa consciência, você poderá reorientar seus objetivos de vida para o que realmente importa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário