segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tudo na Vida são Decisões



(*)Katia Horpaczky

Desde quando levantamos até quando vamos dormir, tomamos decisões. A que hora levantamos, que roupa vamos usar, o que vamos comer, se vamos tomar esse ou aquele ônibus, a que horas vamos chegar do trabalho, com quem vamos nos relacionar, falar, se vamos falar para machucar ou para melhorar.

E assim, querido amigo, tudo na vida são decisões. Decidir desqualificar ou validar seu parceiro é uma decisão pessoal. É uma decisão dizer se algo o ofendeu ou doeu da melhor forma possível, de uma maneira que o outro possa compreender que o que ele disse feriu e que você não merecia. Você pode decidir falar procurando solucionar o que está acontecendo ou piorar a crise que está vivendo.

Em sua boca está o poder de validar e curar seu parceiro ou desqualificá-lo e destruir sua autoestima. A vida e um conjunto de decisões. Hoje, você está no lugar que está pelas decisões que tomou ontem; e amanhã estará em um lugar de acordo com as decisões que tomar hoje. Precisamos aprender quando falar, quando calar, quando ser pacientes, e escolher que o que dissermos e como agirmos será para melhorar e construir.
Por tudo isso:

Não tome decisões quando está no meio da crise: quando se está sob pressão, não se pensa objetivamente, e as decisões que se tomam com certeza são ruins. Quando você está em crise conjugal, não deve decidir se divorciar; quando está em crise financeira, não tome grandes decisões, por que, quando tudo ao desmorona, decidimos mal. Sob a pressão da crise, não decidida. A  única coisa que vai sentir é que nada faz sentido.

Não tome decisões com poucos elementos: seja qual for a decisão que tomar, procure informação, não se deixe levar pelas emoções. Procure conhecer a pessoa com quem vai se relacionar, não se apresse! Não decida com poucos elementos, nem tome nenhuma decisão sem investigar a pessoa sem ter certeza do que vai decidir.

Não decida de forma impulsiva: muitos casais, ao discutir, dizem coisas que depois preferiram nunca ter dito. Quando  somos impulsivos, tomamos decisões e falamos palavras que depois com certeza, nos arrependeremos.

Não permita que outros decidam por você: algumas pessoas vivem se perguntando: “E você, o que faria? O que você acha”. Porque não querem se responsabilizar, contam a todo mundo o problema, vivem buscando a decisão do outro e depois jogam a culpam nele. Gente que não quer se responsabilizar por sua vida e de forma irresponsável tenta que outros decidam por si mesmo.

Não decida enquanto tiver feridas não curadas: quando tiver feridas não curadas, não deve tomar decisões. Quando você está com raiva, decide mal; quando há dor em seu coração, quando alguém o enganou, quando alguém o feriu, precisa esperar curar suas emoções e seu coração.
Uma má decisão pode custar anos de vida. Uma má decisão pode lhes trazer dor de cabeça, não somente a você,mas também a sua família e a seu parceiro. Não transforme sua casa em um campo de batalha. Aprenda a tomar decisões sábias e aproveite os melhores anos tem por viver.

Uma má decisão pode custar anos de sua vida. Uma má decisão pode lhe trazer dor de cabeça, não somente a você, mas também a sua família e a seu parceiro. Não transforme sua casa em um campo de batalha. Aprenda a tomar decisões sábias e aproveite os melhores anos que tem por viver.

(*) Terapia sexual e casal
5573-6979

katia@rodadavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário