segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Aonde você quer chegar?



No livro Alice no País das Maravilhas, a certa altura, Alice pergunta ao gato que caminho deve tomar dali em diante. O gato diz : “Depende do lugar aonde você quer chegar”. Quando Alice responde que pode ser qualquer lugar,  o gato retruca : “Então não importa que caminho você vai tomar”.

Qual é sua visão do futuro? Aonde você quer chegar?

Comece refletindo sobre os seguintes aspectos:

Quando você era criança, que tipo de brincadeira ou aprendizado despertava o seu interesse?

Quais eram as pessoas que você mais admirava quando era criança e o que nelas chamava sua atenção?

Os interesses da infância acompanharam você durante a adolescência? Nessa fase, que tipo de tarefa você detestava fazer e só fazia obrigado?

Qual é o desejo profissional ou emocional que grita dentro de você até hoje? Ele tem a ver com algum desejo que você tinha na infância e depois abandonou?

O que você gosta de fazer de verdade, sem ser obrigado?

Se pudesse voltar no tempo, o que faria de diferente?

Ainda se pudesse voltar no tempo, o que não faria diferente?

Nesse balanço, a visão de antroposofia pode ajudar muito. Os filósofos antroposóficos dividem a vida em fases que se alternam de sete em sete anos (os setênios). Para eles, a cada sete anos fechamos um ciclo de nossas vidas e iniciamos outro. Esse jeito de avaliar a vida faz parte de uma idéia comum aos filósofos antroposóficos de que é preciso tornar o ser humano mais humano. E ser humano significa entre outras coisas, ser capaz de pensar sobre si mesmo, se apropriar da própria biografia.

Como a cada sete anos há eventos importantes no desenvolvimento humano, traçar um esboço de como esses ciclos ficaram marcados em sua vida ajuda a compreender melhor o que passou. Além disso, saber quais são os fatores críticos de cada fase é um jeito de se preparar para a situações que precisarão ser vivenciadas com serenidade e entendimento.

Por isso, minha sugestão é que você faça sua linha da vida. Dividindo-a em ciclo de sete anos e destacando os fatos marcantes de cada fase. Para que e nada se perca, faça sua linha da vida.
  
Provavelmente você perceberá que em cada ciclo de sua vida houve o desenvolvimento de alguma capacidade muito importante ou conquistas  fundamentais. É provável que você perceba também que nunca havia pensado no quanto esses passos foram importantes para conduzi-los até os dias de hoje.

O que aconteceu em minha vida a cada setênio...

Primeiro Setênio (de 0 a 7 anos)

Nessa fase, todo seu aprendizado em relação ao mundo se deu por imitação. É quando as crianças aprendem a brincar, a andar, a falar. Lembre-se, como sugeri antes, de quais eram suas grandes alegrias prazeres nessa fase. De quais brincadeiras você  mais gostava e quais foram os fatos marcantes desse período?

Segundo Setênio (de 7 a 14 anos)

O segundo setênio marca a passagem da criança do mundo estritamente familiar para o mundo social, bem como o primeiro espaço de socialização importante a escola. Se você pensar bem , talvez se lembre de algum professor ou professora que o inspirou nessa época. Alguém com quem você se identificava a ponto de querer imitá-lo. É possível também que tenha vivido algumas decepções, ao descobrir, por exemplo, que seus pais não eram heróis, mas pessoas de carne e osso, com medos e limitações como qualquer ser humano.

Terceiro Setênio (de 14 a 21 anos)

Essa é a fase em que sua identidade começou a se formar.
Seus interesses, provavelmente, estavam muito vinculados aos da “turma”. Procure avaliar até que ponto suas decisões(foram motivadas por sua alma ou por algo que era valorizado pela turma. Talvez perceba que por volta dos 21anos você parou pela primeira vez para se perguntar quem você era e o que realmente queria.

Quarto Setênio (de 21 a 28 anos)

Nesse período, é comum as pessoas “ganharem o mundo”, ou seja, viverem novas experiências, conhecerem pessoas e lugares diferentes da família, da escola e da turma. Essa nova percepção do tamanho do mundo e de todas as possibilidades oferecidas por ele pode gerar uma tensão entre o que se fez até esse momento e o que se gostaria de ter feito. Pense se essa “crise” ocorreu com você e qual foi sua atitude diante dela. Será que você ouviu a voz do coração ou foi seduzido por vozes alheias?
  
Quinto Setênio (de 28 a 35 anos)

É nessa fase que a maioria das pessoas, depois de ter experimentado um pouco do que o mundo  oferece, começa a pensar em se estabilizar na vida. Isso geralmente significa ter um emprego e relações afetivas  mais duradouros. Muitos se casam e constituem família. É também nesse período que se decide, por exemplo, abrir um negócio próprio. A busca pela espiritualidade costuma se tornar uma necessidade nessa fase da vida. Relembre esse período tentando identificar o que aconteceu de importante e veja se você fugiu de seus verdadeiros desejos.

Sexto setênio (de 35 a 42 anos)

Geralmente, é nesse setênio que surge a necessidade de encontrar um propósito maior para a existência. Apesar das conquistas profissionais,
financeiras e familiares, e mesmo estando aparentemente bem, as pessoas podem se sentir vazias e angustiadas. Muitas vezes duvidam da própria capacidade de manter o que foi conquistado. É o momento de rever a historia e pela  vida, fazer um balanço. Muitos mudam de profissão ou iniciam uma segunda carreira nesse período.

Sétimo setênio ( de 42 a 49 anos)

Ao chegar a esse ponto da estrada e olhar para trás, é comum as pessoas sentirem a necessidade de achar respostas sobre o sentido da vida. O desejo de ter certeza sobre sua missão se tornar muito forte. A sensação de ter perdido tempo ou ter desviado do caminho pode aparecer. Mas em vez de se deixar levar por conclusões negativas, é uma chance nova de buscar a missão e os talentos casos eles tenham ficado perdidos pelo caminho.

Oitavo setênio (de 49 a 56 anos)

O declínio da vitalidade física não precisa nem deve representar um declínio em todas as esferas da vida. Esse talvez seja um momento propício para que a pessoa desfrute das conquistas alcançadas. É hora de aproveitar para fazer o que a alma realmente pede, focando energias em atividades prazerosas e compensadoras, que transcendam as necessidades.

Nono setênio (de 56 a 63 anos)

Quem faz o que tinha de ser feito tende a chegar nessa etapa com o coração cheio de gratidão pelas conquistas alcançadas  e pela colheita que recebeu ao longo da vida. Aqueles que ficariam perdidos no caminho podem ser tomados por uma intensa sensação de amargura. Ou seja, a forma como a pessoa viveu, em acordo ou desacordo com os setênios, determinará sua sensação de realização ou frustração daqui em diante.



Linha da Vida


    
Setênios                            Realizações

1º setênio.                                                                          

2º setênio

3º setênio

4º setênio

5º setênio

6º setênio

7º setênio

8º setênio

9º setênio








Nenhum comentário:

Postar um comentário